A Câmara Municipal da Praia é o órgão político executivo colegial do Município. No presente mandato (2008-2011), ela é constituída por um Presidente e oito Vereadores eleitos por sufrágio directo, universal, livre, igual e secreto. O sistema de eleição actual para a Câmara é de maioria absoluta, ou seja, o partido ou o grupo de cidadãos que obtiver mais de 50% dos sufrágios assegurará a totalidade dos mandatos para a Câmara, permitindo a eleição do Presidente e de todos os vereadores. Para a Assembleia Municipal o sistema é proporcional, permitindo a repartição proporcional dos eleitos municipais.
A "Visão" Câmara Municipal da Praia.
A visão define as intenções e aspirações para o futuro que se pretende para o Município da Praia: uma cidade inclusiva, com bons níveis de acessibilidade, mobilidade, segurança e qualidade dos transportes públicos; uma cidade sustentável suportada por soluções amigas do ambiente; uma cidade equilibrada com um bom nível de integração social e urbana pela oferta de espaço público de qualidade para ser compartilhado por todos os cidadãos, independentemente da riqueza ou do status social; uma cidade promotora da cidadania, com equidade social, que reconhece a liderança cívica, que reconhece a qualidade do ambiente físico e sabe explorar o seu potencial como local de troca cultural e de desenvolvimento económico.
A Missão da Câmara Municipal da Praia.
A missão da Câmara Municipal da Praia confunde-se com a sua razão de ser: servir com qualidade os munícipes nos vários domínios de intervenção, quer urbanístico, social, cultural ou económico. Para tal, uma vez definido, de forma clara, o conceito da Câmara que se quer construir, há que difundir no seio de todos os membros os objectivos a atingir, congregando esforços no sentido da sua materialização.